top of page
Buscar
  • Foto do escritorGisele Siqueira

Fotógrafa registra mulheres fora do padrão

A fotógrafa Nate Castro usa da fotografia para registrar mulheres fora do padrão. Nate já tem vários ensaios postados na sua conta do Instagram e também em seu site. Ela diz que a fotografia é a sua forma de ajudar as mulheres, principalmente negras e lésbicas, a terem visibilidade.


Projeto Butch | Fonte: Nate Castro (site)

O Projeto Butch tem o objetivo de mostrar mulheres que não se preocupam em performar feminilidade. Em seu site, Nate diz "A mensagem que quero deixar é uma crítica com a relação a classificarmos comportamentos e roupas como femininos."


Butch, segundo o dicionário informal significa "lésbica masculina", em oposição ao "femme", que seria a "lésbica feminina". Porém esse conceito já está ultrapassado, pois ainda afirma que dentro de um relacionamento precisem existir figuras masculinas e femininas.


Nate confirma que o ensaio foi realizado de maneira livre e que as modelos foram fotografadas sem intenção ou obrigação de performar algum tipo de masculinidade. E diz "O projeto tem como intenção retratar mulheres reais repreendidas por se expressarem livremente."


O projeto da fotógrafa teve grande repercussão nas redes sociaias e conseguiu espaço no site El País, com um álbum das fotos, intitulado "Butches, mulheres livres de padrões".


Projeto Butch | Fonte: Nate Castro (site)


Nate também tem outros dois grandes ensaios que representam pessoas, em sua maioria mulheres, fora do padrão. O Projeto Consciência Negra e Mulheres de Peso.


No Projeto Consciência Negra a fotógrafa deu voz a 20 pessoas, para que elas expressassem suas dores e falassem de suas experiências sendo negros em 2018. Os relatos dos modelos estão disponíveis no IGTV do Instagram da fotógrafa e também em sua página do Facebook.


Projeto Consciência Negra | Fonte: Nate Castro (site)


O Projeto mais recente da fotógrafa, Mulheres de Peso, foi criado para enaltecer o corpo gordo de mulheres, mostrando suas dobras, estrias e celulites, criticando uma sociedade que não está pronta para servir a esses corpos.


Confira o relato de uma das modelos para o projeto abaixo:


"Eu tava aqui pensando em quanto esse meu corpo carrega um peso que não é dele. Um peso que colocaram nas minhas costas e me fizeram carregar ao longo desses 25 anos, a gordofobia que sofri desde de criança detonou qualquer tipo de confiança, e hoje se reflete em várias paradas que eu às vezes nem percebo. O fato de por exemplo eu nunca ter conseguido chegar para conversar com uma mina que tô afim. Não fazer vários esportes que tenho muita vontade, de não usar vários estilos de roupa que acho massa. Ter demorado muito tempo pra entender que não era fome que eu não sentia na rua mas sim vergonha de comer em público. Esse peso que tá aqui, não é o peso da gordura, é o peso desses olhares estranhos, dessas palavras que retalham minha autoestima. Aos poucos vou me libertando e sinto que algo dentro de mim se transforma, mas não é fácil!" - Bianca Oliveira


Projeto Mulheres de Peso | Fonte: Nate Castro (site)

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page